
Durante um dia, uma pessoa normal que trabalha em uma escrivaninha lida com grupos de informação vindos de diferentes fontes: emails, buscas na web, calendários, notas, planilhas, documentos e apresentações. Organizar esta informação é difícil e a maioria o faz de uma forma caótica. Uma nova ferramenta chamada Twine quer mudar isto. A idéia sob o Twine é conhecida como "web semântica", um conceito discutido há muito tempo que pode ser descrito como uma espécia de rede inteligente de informação onde dados recebem tags, são categorizados e depois podem ser buscados.
Twine é um site onde pessoas podem largar informação importante, desde pedaços de email a vídeos no YouTube. Ou, se preferir, deixar o Twine buscar automaticamente todas as páginas visitadas, emails enviados e recebidos etc. Uma vez que o Twine pegou informação, ele começa a analisar e automaticamente organizar tudo em categoriais que incluem pessoas envolvidas, conceitos discutidos, lugares, organizações e companhias.
Desta forma, quando um usuário está buscando por algo, ele pode ter rápido acesso ao dados relacionados. O Twine também utiliza elementos de redes sociais para que um usuário possa acessar dados coletados por outros. Tudo isso cria uma "inteligência coletiva", disse Nova Spivack, precidente e fundador da Radar Networks.