terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

SEC lança programa de formação inicial para mais de 49 mil professores

A fim de sanar o problema da falta de formação inicial dos professores do ensino fundamental das redes estadual e municipais, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançará no próximo dia 04 de março, às 9h, no Centro de Convenções da Bahia, o Programa de Formação Inicial de Professores. Esta é a primeira vez que o Estado articula políticas para acabar com o índice de mais de 70% de professores dos municípios que não têm a formação inicial.

O programa vai oferecer, até 2011, 49.660 vagas, nas modalidades presencial e a distância, numa parceria com os 417 municípios baianos, as universidades federais e estaduais na Bahia, Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), além de Ministério da Educação e entidades do movimento social. Das mais de 49 mil vagas, 42 mil serão destinadas à formação de professores das redes municipais; as demais vagas são destinadas a professores da rede estadual.

A solenidade de lançamento do programa ocorrerá com a presença do governador Jaques Wagner, que assinará o decreto do Programa, que também institui um Comitê Gestor. Na ocasião, a SEC assinará com os municípios os termos de adesão ao Programa de Formação, além dos que tratam de Transporte Escolar e do programa TOPA - Todos pela Alfabetização. Os municípios que vão aderir ao Programa de Formação terão apenas despesas com os custos de logística, ou seja, alimentação, hospedagem e transporte dos profissionais de educação em curso. As demais despesas serão arcadas pela SEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário