sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estudos Africanos e Afro-brasileiros de Línguas e Culturas



Grupo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros de Línguas e Culturas (Geaalc) da UNEB promove curso História, Cultura e Arte Yorubá - Atividade, que disponibiliza 60 vagas, será ministrada pelo pesquisador nigeriano Babatunde Lawal, da Virginia Commonwealth University (EUA) - De 6 a 10/ julho, em Salvador.

A cultura do povo yorubá (grupo étnico africano trazido da Nigéria para o Brasil na condição da escravidão), consiste em uma das maiores contribuições para a construção da identidade do povo brasileiro, no campo da religião, da língua, das artes e da cultura em geral.

O curso, que acontece de 6 a 10 de julho, das 14h às 18h, no auditório do DCH, e oportuniza 60 vagas, vai enfatizar sua abordagem na Cosmologia, Arte e Iconografia dos Orixás; no Simbolismo das Cores; na Mediunidade; e nas Máscaras yorubás.

De acordo com Yeda Castro, coordenadora do Geaalc, o objetivo da UNEB ao promover a iniciativa é “desvelar as raízes da cultura brasileira, sobretudo ao que se refere às tradições dos povos africanos, os quais foram preteridos historicamente”.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o primeiro dia do evento, e podem ser realizadas na Biblioteca Luís Henrique Dias Tavares, no Campus I, mediante pagamento da taxa, a qual é de R$25 para estudantes de qualquer instituição e R$50 para o público em geral.

O curso será ministrado pelo nigeriano Babatunde Lawal, professor de História da Arte na Virginia Commonwealth University, em Richmond, no estado norte-americano de Virginia.
Lawal é autor de inúmeras publicações sobre a arte africana e a diáspora, além de escultor, artista plástico e pesquisador da estética e dos significados das artes e festivais tradicionais da cultura yorubá.


Informações: Geaalc/Campus I - Tel.: (71) 3117-2448.

Nenhum comentário:

Postar um comentário