domingo, 29 de março de 2009

460 Anos de Salvador

A Escola Nossa Senhora de Fátima, em Periperi, já iniciou esta semana as atividades. Orientados pelo professor de história, Alcides de Magalhães, os estudantes têm visitado pontos turísticos e conhecido a história do local. A estudante da 5ª série, Tainara Rocha, que mora em Periperi e não cA primeira capital do Brasil completa seus 460 anos. A cidade de Salvador está em ritmo de comemoração e as escolas da rede estadual não poderiam ficar de fora das homenagens. Exposições, declamações de poesias e peças teatrais fazem parte da programação das unidades de ensino que visam mostrar o olhar dos estudantes sobre a cidade.
A Escola Nossa Senhora de Fátima, em Periperi, já iniciou esta semana as atividades. Orientados pelo professor de história, Alcides de Magalhães, os estudantes têm visitado pontos turísticos e conhecido a história do local. A estudante da 5ª série, Tainara Rocha, que mora em Periperi e não conhecia o Centro da cidade, visitou a Praça da Sé, declarou ter ficado encantada com a arquitetura dos prédios.
O professor Alcides de Magalhães, afirmou ter sentido a necessidade de extrapolar os muros da escola por perceber que os estudantes não conheciam a própria cidade em que moram e nunca tinha visitado pontos históricos, como o Pelourinho. Ele ressalta que uma visita a um Forte é mais que uma aula, é uma forma lúdica de aprender.
Na terça-feira (31), às 15h, haverá uma exposição na Escola Nossa Senhora de Fátima das poesias e de uma apresentação teatral sobre a chegada de Tomé de Souza. Já o Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, em Cajazeiras, irá expor, também na terça-feira, em forma de maquetes e obras sobre a antiga Salvador. Todos os trabalhos foram produzidos por estudantes durante esta unidade como forma de valorizar a cultura local.

Salvador - Fundada em 1549 para ser a capital do Brasil (permanecendo assim até 1763, quando a sede do Vice-Reino foi transferida para o Rio de Janeiro), a Cidade do Salvador serviu de palco dos acontecimentos mais marcantes dos primeiros três séculos de nossa história colonial. Principal porto Atlântico das naus da "volta do mar", da rota das especiarias com destino ao Oriente, prosperou inicialmente com a exportação do açúcar produzido nos engenhos do Recôncavo Baiano (área geográfica do entorno da Baía de Todos os Santos) e depois do comércio entre a Colônia e Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário