quinta-feira, 30 de julho de 2009

II Mostra Possíveis Sexualidades Amor, Família e Lar









A II Mostra Possíveis Sexualidades - Amor, Família e Lar, produzida pelo Instituto Cervantes, consolida-se como o principal evento cinematográfico com temática LGBT - Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, de Salvador, e acontece entre os dias 20 a 26 de novembro deste ano em cinco locais diferentes da capital baiana: Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) e nas SALADEARTE - Cinema do Museu e Cinema da UFBA, de acordo com a programação que será divulgada. O Instituto Anísio Teixeira - IAT/SEC disponibiliza 560 convites para professores que estejam interessados em participar da Mostra.


Podem ser professores da rede estadual de Educação que estejam em efetiva regência de classe e morem em Salvador ou Região Metropolitana (Direc 1A e Direc 1B). Para concorrer às entradas, os interessados devem se inscrever AQUI até o dia 30 de agosto. O resultado será divulgado no dia 03 de setembro de 2009.A mostra inscreve-se no âmbito das políticas de formação sobre direitos humanos e diversidade afetivo-sexual e é neste sentido que o IAT se insere mais uma vez no processo ampliado de formação continuada.
Voltado para questões de gênero e sexualidade, o evento objetiva contribuir para a qualificação do professor no cotidiano escolar, com vistas a assegurar o exercício de práticas educacionais comprometidas com a discussão sobre a valorização e o respeito à diversidade.Essa é uma oportunidade que os docentes têm para participar de uma atividade educativa voltada para a minimização, ou mesmo eliminação, das assimetrias de gênero associadas ao exercício da sexualidade. "O objetivo é, também torná-los mais capazes de planejar, implementar e avaliar essas ações, especialmente com crianças e adolescentes", afirma o coordenador do curso Direitos Humanos e Diversidade Sexual do IAT, Hilton Leal.Durante os sete dias da Mostra acontecem três mesas redondas, exposições fotográficas, exibição de 15 longas-metragens, além do show de abertura, com a banda Solange Tô Aberta.
Debates - A partir do tema "Amor, Lar e Família", o público entra em contato com as semelhanças e diferenças da representação cinematográfica de homossexuais, bissexuais e transgêneros em filmes produzidos na Espanha, Itália, Alemanha, França, Brasil e Argentina. Além disso, nas mesas redondas, serão discutidos temas como homoparentalidade, literatura infantil e a análise de produtos culturais a partir de um olhar LGBT.
Obs.: o IAT não se responsabiliza pelo transporte nem alimentação dos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário