sexta-feira, 31 de julho de 2009

LEITURAÇAO


Projeto Leituração realiza mais atividades no Colégio de Aplicação Anísio Teixeira

A Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, realiza nos próximos dias 12 e 13 de agosto, atividades do Projeto Leituração, em parceria com o Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, onde acontece o evento, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O momento é dedicado ao incentivo à leitura, dessa vez direcionada ao tema meio ambiente, e conta também com o apoio do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE.

De acordo com Jeudy Aragão, coordenador da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional – DIRFE/IAT, os estudantes farão uso das diversas linguagens artísticas e literárias para debater um tema que preocupa a sociedade contemporânea, efetivando atividades relacionadas ao Leituração.

Esta é mais uma iniciativa de intervenção do IAT no Colégio de Aplicação. “O fortalecimento dessa parceria é prioridade para a atual gestão que enxerga nesse tipo de projeto a efetivação das políticas públicas no universo da escola”, diz Jeudy.

As atividades serão realizadas com os alunos do Colégio pelos professores cursistas que participaram da formação continuada do projeto. O evento, no entanto, será aberto para apreciação de toda a comunidade escolar, inclusive, dos próprios pais dos estudantes.

Leituração - Realizado pela SEC-BA/IAT, o Projeto Leituração integra o Programa de Incentivo à Leitura do Ministério da Educação – MEC, com a perspectiva de apoiar e fortalecer o processo de estímulo e habilidade em leitura de jovens, sobretudo, dos alunos da rede pública de ensino.
Para isso, são realizados cursos de formação continuada com professores, bibliotecários ou responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura. A capacitação possibilita um “diálogo” com a leitura de forma lúdica, buscando um novo caminho para a aprendizagem através de atividades diversas que estimulem a imaginação, resgatem as experiências do cotidiano e impulsionem, através da leitura, novas formas de pensar e agir criticamente frente à sociedade.

Em sua fase piloto, o projeto teve duas etapas: a primeira, de formação continuada, com carga de 80 horas distribuídas em um período de três meses, que envolveu 200 cursistas, entre professores e funcionários; e a segunda foi uma intervenção com oficinas artísticas e literárias com 2.800 alunos das unidades escolares envolvidas.

Participaram do projeto nove escolas, uma na cidade de Lençóis e as demais em Salvador, sendo uma de regime especial (Escola Especial Lemos de Brito) e outra, o próprio Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira. Além disso, a leitura foi estimulada através da promoção de ações que visavam a formação técnica de pessoal para atuar nos espaços de leitura (bibliotecas e salas de leitura) existentes nas escolas.

Um comentário:

  1. Oi Josy,

    Adorei o seu blog. Não conhecia, muito interessante e informativo!

    Abração!
    Ana Verena Carvalho

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