sexta-feira, 31 de julho de 2009

Programa Paz, Unidade e Diversidade realiza videoconferência

No próximo dia 13/08, será realizada a videoconferência Educação, Eros e Tanatus na Escola Pública: compreendendo as origens da violência na Escola Pública - interpretando e transformando realidades, de 14h às 18h, na sala 16 e no Laboratório de Educação a Distancia – LED do Instituto Anísio Teixeira – IAT.
Embora a atividade seja voltada para professores e gestores da Educação, ela é aberta ao público. O tema aborda a violência e o erotismo como elementos integrantes da natureza humana e como trabalhar pedagogicamente as suas manifestações com os educandos em sala de aula.

De acordo com Flávio Barbosa, coordenador de Estudos e Experimentações do IAT, a perspectiva é dialogar com os participantes sobre as origens, a anatomia simbólica e as manifestações da sexualidade e violência nos espaços públicos de aprendizagem formal, assim como, uma responsável análise científico-pedagógica sobre patologias, normalidade e/ou aceitabilidade na convivência social.

Paz, Unidade e Diversidade - Essa é mais uma das ações do Programa Paz, Unidade e Diversidade que se destaca pelo ineditismo de sua proposta, com estudos antropológicos, sociológicos e históricos sobre a diversidade cultural e a pluralidade religiosa da sociedade brasileira.

O Programa atua em mais de 20 escolas públicas, em Salvador e Ilhéus, através de oficinas pedagógicas sobre a necessidade de convivência pacífica entre as diferentes filosofias sociais e religiosas das diversas comunidades existentes.

Dessa forma, as ações visam favorecer uma cultura de paz e conhecimento aos distintos valores, principalmente aos universais, que são estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, através da formação vivencial dos educadores nas comunidades escolares em que atuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário