quarta-feira, 20 de maio de 2009


A Secretaria Estadual da Educação (SEC) lançou nesta terça-feira (19) o programa Verde Vida Escola em videoconferência realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que contou com a palestra de abertura do secretário Adeum Sauer e do superintendente de Atendimento à Rede Escolar, José Maria Dutra. O objetivo do programa é cuidar das áreas permeáveis das escolas, ou seja, aquelas áreas onde predominam áreas livres de construções e que podem ser locais para a realização de projetos paisagísticos, de hortas e de melhor interação com o meio ambiente.
Para o secretário Adeum Sauer, o programa terá grandes desdobramentos, embora tenha custo baixo para a sua aplicação, já que envolverá a modificação da relação dos estudantes com o espaço escolar e o fortalecimento das relações entre escolas e comunidade. Com a adesão das unidades escolares, o projeto se estenderá pelos dois anos seguintes com a implantação ou incremento de um núcleo de plantio nas escolas participantes do projeto-piloto. Em cada diretoria regional funcionará uma escola-mãe, que poderá difundir técnicas de plantio e mudas para outras escolas.
Articulação - O projeto ocorrerá em articulação com mais outros dois projetos: o Revitalização das Escolas (Supav) e Juventude Viva (Sudeb). A justificativa para a ação é que a rede física estadual precisa de um cuidado especial que será alcançado através da participação da comunidade no processo de manutenção da escola, particularmente de sua área verde e permeável. Dentre outras coisas, o projeto busca desenvolver o protagonismo dos estudantes, a construção de parcerias com a comunidade e instituições e, do ponto de vista da juventude, desenvolver as plataformas da Agenda 21 e, a partir das escolas, criar uma nova consciência para lidar com as questões ambientais.
Fonte: ASCOM - SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário