sábado, 9 de maio de 2009

TOPA e Trilha cadastram novos alfabetizandos no mutirão do Minha Casa, Minha Vida


Interessados em se cadastrar no Todos pela Alfabetização (Topa), e no Trilha, programas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) podem fazer isso durante o mutirão de cadastro do Minha Casa, Minha Vida, que será realizado de sábado (9) à segunda-feira (11), das 7h às 17h, no Parque de Exposições. A SEC estará com um estande no local realizando o cadastro de novos alfabetizandos, para o TOPA, e inscrevendo jovens de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, para o Trilha.

Na força tarefa que todas as secretarias do governo estão envolvidas para possibilitar o cadastramento, no programa do governo federal, dos baianos que não dispõe de acesso a internet, a SEC disponibilizou 15, dos 200 digitadores. Na ocasião, as entidades serão orientadas para novas parcerias com o TOPA e receberão esclarecimentos ao público sobre o programa da casa própria do governo federal.

Criado em 2007, o TOPA alfabetizou, em seu primeiro ano, 171 mil baianos. O programa contou com adesão de aproximadamente 400 municípios e 170 entidades dos movimentos sociais e sindicais. Para a edição de 2008, os avanços são ainda mais expressivos: foram cadastrados 366.439 alfabetizandos. Além da adesão de 358 prefeituras e 441 entidades dos movimentos sociais e sindicais.

Trilha - Para participar da seleção do Trilha é indispensável estar cadastrado no programa do governo federal Bolsa Família. Há vagas para as áreas de agroextrativismo, telemática (informática), alimentação, administração, construção civil, instalações elétricas e lógicas, transporte, turismo, vestuário, pesca e psicultura, metal mecânica, joalheria e madeiras e móveis. O curso tem duração de 18 meses e os alunos matriculados receberão uma bolsa mensal no valor de R$100.

Fonte: ASCON

Nenhum comentário:

Postar um comentário