A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza no dia 06 de maio a segunda videoconferência em educomunicação, no Instituto Anísio Teixeira, das 8h às 18h. Na pauta de discussões inclui debates sobre o projeto Cinemação (produção de filmes e vídeos-documentários nas escolas com a utilização de câmeras de telefone celular), a TV Pendrive (produção digital como atividade educacional) e a identificação de projetos inovadores realizados por educadores e educandos. Ainda será comentada na videoconferência a realização da revista Viva, que discutiu as boas práticas pedagógicas das escolas.
A videoconferência vai ser realizada em forma de pergunta-resposta entre os docentes e os educomunicadores, para evitar as longas exposições que normalmente prejudicam a interatividade. Os debatedores serão convidados e representantes de três coordenações da SEC: Novas Mídias na Escola (Educomunicação), Diversidade e Produção Digital. Eles discutirão com os educadores da rede métodos de produções digitais e formas de participação, envolvimento e divulgação das experiências que já vêm sendo realizadas com as linguagens audiovisuais. Também participarão diretores e coordenadores das diretorias regionais (Direc) e Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE).
Educomunicação - A metodologia educomunicativa propõe articular a produção do conhecimento com base na realização de produtos sócio-educativos, na experimentação com os recursos das tecnologias da comunicação e da informação, e práticas pedagógicas voltadas para a realidade imediata, dos educandos, em torno das quais são construídas questões para reflexão e ação da escola com a comunidade. Há mais de um ano, a Coordenação de Educomunicação vem realizando produções audiovisuais com cinema nas escolas de educação integral, utilizando as câmeras de celular.
As produções dos educandos foram divulgadas no DVD "Cinemação: uma idéia na cabeça e um celular na mão", composto de 11 filmes e estão disponíveis na SEC. Agora o projeto vai se estender para toda a rede pública do Estado e são estas experiências que vão alimentar as discussões da videoconferência e debater outras questões referentes ao Cinemação. Já a revista Viva tem o objetivo de tornar-se meio de comunicação e apoio pedagógico aos educadores e educandos que desenvolvem práticas inovadoras na rede em distintas mídias. A videoconferência vai oferecer esclarecimentos sobre formas de inscrição de experiências e buscar pautas para a segunda edição.
TV Pendrive - A TV Pendrive será tema de discussões na videoconferência, quando será tratada como instrumento metodológico para práticas nas quais são bem vindas as linguagens das mídias ¿ jornais, TV, rádio, cinema, publicidade e seus produtos. A TV Pendrive, nesta concepção, servirá para dar suporte, exposição e novo meio de ação das experiências que já vêm sendo realizadas em rede.
Fonte: http://www.sec.ba.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário