quinta-feira, 9 de abril de 2009

SEC capacita 40 professores que atuam com educação especial

Cerca de 40 professores da rede estadual, que atuam nos Centros de Educação Especial, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e salas de apoio de atendimento aos alunos com deficiência visual, vão participar, de 13 a 17 de abril, do Curso Tecnologias Assistivas: DOSVOX e JAWS. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através da Coordenação de Educação Especial, o curso será realizado no Instituto Anísio Teixeira e terá carga horária de 40 horas.
Os dois programas visam a garantir a inclusão dos portadores de deficiência visual ao mundo virtual. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho. Já o Jaws é um software do tipo leitor de tela que fornece assistência para que pessoas com deficiência visual utilizem melhor o computador.

Dos 40 professores Serão capacitados, 30 são do interior e 10 da capital. Em 2007, o Ministério da Educação (MEC) distribuiu para 32 escolas públicas do estado da Bahia, 57 notebooks. Já este ano, foram distribuídos 103 notebooks para uso dos alunos cegos matriculados no ensino médio.
A distribuição dos equipamentos visa à inclusão educacional, enquanto política pública do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio.A iniciativa da SEC de capacitar os professores visa assegurar que eles atuem eficientemente na educação das pessoas cegas e, ao mesmo tempo, garantir o pleno uso dos equipamentos doados pelo MEC (impressora, notebook e software Dosvox e do Jaws) nas escolas e Centros de Apoio que foram contemplados com esses recursos tecnológicos. Os equipamentos visam promover à acessibilidade educacional e social, enquanto tecnologia assistiva para deficientes visuais. Os NTEs atuarão como multiplicadores na propagação do uso destas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário