
Datas: 14 e 15 de maio de 2009
Horários:14 (9:00 as 12:00) e 15 (2=9:00 as 12:00 / 14:00 as 18:00) de maio de 2009
Local: Auditório do PPGEduC/UNEB
Horários:14 (9:00 as 12:00) e 15 (2=9:00 as 12:00 / 14:00 as 18:00) de maio de 2009
Local: Auditório do PPGEduC/UNEB
Temática:
Walter Benjamin: representações da metrópole moderna e educação contra a barbárie
Responsável: Edvaldo Souza Couto (UFBA)
Responsável: Edvaldo Souza Couto (UFBA)
O propósito do ciclo é explorar representações da metrópole moderna, pós-revolução industrial, por meio das “Passagens” parisienses, focalizando “as massas” como protagonistas. As análises
benjaminianas sobre a cidade grande serão estudadas como fenômeno contraditório da
modernidade: de um lado “o progresso”, de outro “o atraso, a barbárie”. Serão estudados fragmentos selecionados das “Passagens” e os ensaios “Paris, a capital do século XIX”, “A Paris do segundo império em Baudelaire” e “Sobre o conceito de história”. O curso destacará, num primeiro bloco, o quando Benjamin privilegia Baudelaire como chave para entender a modernidade e a galeria de tipos sociais para caracterizar a metamorfose da palavra (e da arte em geral) em mercadoria e do poeta (artista) em operário; e, num segundo bloco, as questões relacionadas à apreensão da complexidade da experiência/vivência do homem moderno em um mundo em permanente transformação, como problema privilegiado da educação contra a barbárie.
Conteúdo:
• O Trabalho das Passagens ou As Passagens Parisienses como dispositivo de pesquisa;
• Representações da metrópole moderna
• As Passagens: os fragmentos e as montagens como método;
• As Passagens como templo do fetiche-mercadoria;
• O Trabalho das Passagens ou As Passagens Parisienses como dispositivo de pesquisa;
• Representações da metrópole moderna
• As Passagens: os fragmentos e as montagens como método;
• As Passagens como templo do fetiche-mercadoria;
*A crise do interior, as galerias, as ruas, a “botânica do asfalto”;
• Evolução técnica e modernidade poética: “experiência” e “choque”;
• Êxtases cotidianos: embriaguez e dispersão;
• A história e a educação a contrapelo;
• A Educação contra a barbárie.
• Evolução técnica e modernidade poética: “experiência” e “choque”;
• Êxtases cotidianos: embriaguez e dispersão;
• A história e a educação a contrapelo;
• A Educação contra a barbárie.
Informações: http://www.ppgeduc.uneb.br/
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