UNEB realiza V Seminário de Atualização do Projeto Canudos - Encontro
utiliza apresentações artísticas, coordenadas pelo diretor de teatro Paulo Dourado, como metodologia para estimular comunidade sertaneja a identificar potencialidades da região - Evento tem participação especial do ator da TV Globo, Jackson Costa - Dias 3 e 4/abril, em Canudos
A praça da cidade de Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro serão palco de discussões e apresentações artísticas sobre a cultura sertaneja.
).jpg)
A praça da cidade de Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro serão palco de discussões e apresentações artísticas sobre a cultura sertaneja.
As atividades acontecem nos dias 3 e 4 de abril, durante o V Seminário de Atualização do Projeto Canudos, realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Através de mostras culturais, os pesquisadores da UNEB pretendem reunir a comunidade local, para sensibilizar a população a identificar os problemas e as potencialidades da região, a exemplo da história, memória e arqueologia; agricultura sustentável, pesca, arte e cultura.
A iniciativa é coordenada pelo assessor-chefe da Assessoria Técnica (Astec) da universidade, Luiz Paulo Neiva, e pelo professor do Campus III, em Juazeiro, Manoel Abílio.Segundo os idealizadores, a ação, que é aberta ao público, vai refletir sobre novas alternativas para o Sertão.
“Iniciamos uma nova e importante etapa do projeto. Por isso, convocamos a comunidade sertaneja para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal Sustentável de Canudos (PMDS), o qual poderá ser aplicado em diversos municípios da região”, afirma Neiva.
Desenvolvimento sustentável
O Projeto Canudos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), tem se destacado com importantes ações na região.
Destaque para o novo método de cultivo de frutas: a irrigação por gotejamento, que substituiu a antiga prática de inundação e reduz o desperdício de água.
Em foco, há também uma unidade de observação de variedades de banana, sob o cultivo orgânico irrigado, inaugurada na região no último mês de fevereiro, que desenvolve testes para a criação de frutas mais produtivas e tolerantes às alterações climáticas. “As ações do Projeto Canudos têm procurado soluções para problemas locais através de parcerias com a comunidade, que tem ajudado a identificar as maiores dificuldades da agricultura do Semiárido”, destaca Manoel Abílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário