
Na sua segunda edição o V Ciclo de Formação discutirá questões teórico-metodoló gicas do pensamento de Michel Foucault e suas relações com o campo educacional, com o Prof. Alfredo Veiga-Neto (UFRGS e ULBRA), que será realizado nos dias 23 e 24/04 de 2009. O VI Ciclo ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio de 2009, sobre Walter Benjamin e ministrado pelo Prof. Edvaldo Souza Couto (UFBA).
A promoção dos Ciclos, no âmbito do PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, articula-se como ação do GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação História Oral, com o objetivo de contribuir para as discussões teóricas das pesquisas em desenvolvimento, a partir da socialização e sistematização de princípios teóricos dos autores trabalhados.
As inscrições para participação nos respectivos Ciclos serão realizadas através do e-mail grafho@uol.com. br - conforme divulgação no site do PPGEduC.
Ciclo de Formação V
Datas: 23 e 24 de abril de 2009
Local: Auditório Jurandyr Oliveira - DEDC/Campus I - UNEB
Temática:
Michel Foucault e Educação
Responsável:
Alfredo Veiga-Neto (UFRGS e ULBRA)
1º Momento: [Quinta – 23/04 - tarde]
Foucault como um pensar de outra maneira
· o homem e a obra
· uma breve introdução ao pensamento de Foucault
um pensamento: a marteladas; invertido; problematizador; analítico; assistemático; profano; adisciplinar; crítico e... incômodo
· um vocabulário diferente: saber, poder, resistência, sujeito, liberdade, ética, biopoder/biopolí tica, governo/governament o/governamentali dade etc.
2º Momento: [Sexta – 24/04 – manhã]
Foucault como um contraponto à tradição da Pedagogia Moderna
· dar as costas às “sete pragas”
· dar as costas não é ser contra
3º Momento: [Sexta – 24/04 – tarde]
Os possíveis usos de Foucault na Educação
· a entrada de Foucault na Educação
· as presenças hoje
· precauções metodológicas: equívocos e inadequações
· (im)pertinências foucaultianas:
a moda, as aplicações e combinações forçadas, as flexibilizações exageradas, “tema” não é “perspectiva”, o uso apressado
A promoção dos Ciclos, no âmbito do PPGEduC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, articula-se como ação do GRAFHO - Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação História Oral, com o objetivo de contribuir para as discussões teóricas das pesquisas em desenvolvimento, a partir da socialização e sistematização de princípios teóricos dos autores trabalhados.
As inscrições para participação nos respectivos Ciclos serão realizadas através do e-mail grafho@uol.com. br - conforme divulgação no site do PPGEduC.
Ciclo de Formação V
Datas: 23 e 24 de abril de 2009
Local: Auditório Jurandyr Oliveira - DEDC/Campus I - UNEB
Temática:
Michel Foucault e Educação
Responsável:
Alfredo Veiga-Neto (UFRGS e ULBRA)
1º Momento: [Quinta – 23/04 - tarde]
Foucault como um pensar de outra maneira
· o homem e a obra
· uma breve introdução ao pensamento de Foucault
um pensamento: a marteladas; invertido; problematizador; analítico; assistemático; profano; adisciplinar; crítico e... incômodo
· um vocabulário diferente: saber, poder, resistência, sujeito, liberdade, ética, biopoder/biopolí tica, governo/governament o/governamentali dade etc.
2º Momento: [Sexta – 24/04 – manhã]
Foucault como um contraponto à tradição da Pedagogia Moderna
· dar as costas às “sete pragas”
· dar as costas não é ser contra
3º Momento: [Sexta – 24/04 – tarde]
Os possíveis usos de Foucault na Educação
· a entrada de Foucault na Educação
· as presenças hoje
· precauções metodológicas: equívocos e inadequações
· (im)pertinências foucaultianas:
a moda, as aplicações e combinações forçadas, as flexibilizações exageradas, “tema” não é “perspectiva”, o uso apressado
Bibliografia Básica:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1989.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
PETERS, Michael A.; BESLEY, Tina (org.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
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