quinta-feira, 2 de abril de 2009

DIDÁTICA INTERATIVA

Docente do Campus XIX da UNEB, em Camaçari, utiliza ferramentas virtuais como método de ensino-aprendizagem - Lúcia Leiro disponibiliza conteúdo disciplinar e avaliações em blogues e se comunica com estudantes por ambientes cibernéticos como MSN e Orkut .


Dinamizar as aulas com a utilização de blogues como método de ensino-aprendizagem. É isso que vem fazendo, desde 2008, Lúcia Leiro, professora do curso de Ciências Contábeis do Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Camaçari.“Tenho desenvolvido um trabalho na área de ensino envolvendo a construção de blogues. A produção cabe aos estudantes, como resultado das disciplinas que leciono”, contou Lúcia. Exemplo disso são os blogues turma de contábeis 2007 e entrevistas/textos que, segundo a docente, “pela velocidade de comunicação, têm levado os estudantes a “se sentirem motivados a produzir conhecimento”.


Além da motivação, o método propõe uma nova forma de interação e envolvimento com o conteúdo das disciplinas, e possibilita, de acordo com Lúcia, trabalhos mais coletivos e com qualidade superior ao que são feitos por meio impresso, devido à troca de informações entre professora e discentes.
“Toda orientação é feita em sala e através de ambientes virtuais como msn, orkut e e-mail, e a publicação final nos blogues. Isso traz uma redução drástica sobretudo no uso de papel”, destacou a responsável pela iniciativa, complementando que todo o conteúdo da disciplina discutido em sala de aula fica disponível nos blogues.
“O estudante tem a opção de fazer um download dos documentos direto do site, evitando filas intermináveis na copiadora e problemas de falta de leitura dos textos para as atividades de sala de aula”, exemplificou a professora.
De acordo com Lúcia, inicialmente houve resistência de alguns estudantes com a implantação desse método de ensino, “pois muitos ainda não conheciam o blog como ferramenta utilizada na internet também voltada para o ensino, mas com as aulas, esses discentes se animaram com a descoberta. Os resultados têm sido bastante significativos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário