sábado, 4 de abril de 2009

Videoconferência divulga edital para pesquisa em inovação educacional


O Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) realiza na próxima segunda-feira (06), às 9h, uma videoconferência para a divulgação de edital 008/2009 ¿ Apoio à Pesquisa com foco em Inovações Educacionais lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb). Pelo edital, e buscando focar no contexto do Programa Nova Escola, a intenção é fomentar projetos para otimizar o funcionamento das escolas e promover a melhoria da qualidade de ensino.

O Programa Nova Escola é uma resposta governamental de urgência à situação de dificuldade em que se encontra o ensino, e é também uma proposição criativa que objetiva proporcionar nos próximos anos uma formação de qualidade aos estudantes, com ênfase na experimentação, na inovação e na valorização do papel ativo dos professores e da escola. Os recursos financeiros do edital (R$ 500 mil) são suficientes para financiar até seis programas no valor máximo de R$ 80 mil.

O diretor de Formação e Experimentação Educacional do IAT, Ricardo Andrade, informou que haverá divulgação do edital por cidades onde há universidades e de onde podem sair idéias interessantes para a revitalização do ensino. O professor Ney Campelo fará a divulgação do edital pelo interior do estado. O foco das inovações pesquisadas deve ser a melhoria da qualidade educacional e o fortalecimento das unidades escolares.

O lançamento do edital representa possibilidade de articulação entre a universidade e a escola pública e se pode vislumbrar a realização do sonho do educador Anísio Teixeira que enxergava a escola como uma fábrica de democracia. "Esperamos que não apenas os pesquisadores busquem as escolas, mas que também os diretores busquem as universidades", comentou Ricardo Andrade. As escolas, junto com as universidades, podem formar micro-redes para experimentar novas formas de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário